Dentre os grandes pensadores que se debruçaram sobre tal tema, poderia-se destacar Aristóteles, Boole e Frege.
Aristóteles é um dos maiores filósofos da Grécia antiga. Ele nasceu em 384 a.C. e faleceu em 322 a.C.
Era filho de médico e despertou grande interesse por fenômenos desta natureza, mas, seu ápice, pode ser registrado antes como de filósofo. Foi aluno de Platão na academia deste. Seus trabalhos vão desde política, ciências naturais, sobre a filosofia, e também sobre a lógica.
A lógica de Aristóteles é de base dedutiva, ou seja ele parte de aspectos mais gerais (universal) para chegar ao particular. Tal lógica pode ser encontrada na obra Organon. as máximas de Aristóteles se baseiam no silogismo, que colocas uma série de premissas para a partir destas chegar a uma conclusão. Um exemplo disto é:
OS ANIMAIS MORREM
OS HOMENS SÃO ANIMAIS
ENTÃO OS HOMENS MORREM
George Boole foi um matemático, que desenvolveu uma lógica que revolucionou a própria álgebra.
Nasceu em 2 de Novembro de 1814, na cidade de Lincoln, na Inglaterra.Era filho de um pequeno comerciante de sapatos. Teve algumas dificuldades porque teve de trabalhar para sustentar depois até os próprios pais. Na falta de recursos, entrou no seminário mas não tornou-se padre, chegou entretando a aprender várias línguas. Depois, teve de ensinar matemática e a partir daí, sua relação com esta durou durante toda sua vida.
Boole não sobreviveu para ver a grande valorização de sua teoria, morreu em 8 de Dezembro de 1864.
Na matemática e na ciência da computação, as álgebras booleanas (também conhecida como Álgebra de Boole) são estruturas algébricas que "capturam a essência" das operações lógicas E, OU e NÃO, bem como das operações da teoria de conjuntos soma, produto e complemento. Ela também é o fundamento da matemática computacional, baseada em números binários (Fonte: wikipédia).
Um último expoente dá lógica que pode ser citado é Golttlob Frege (1848-1925). Frege é alemão, e estudou na universidade de Jena onde foi também professor de matemática.
Diferente de Aristóteles e Boole que se preocupavam mais com a "lógica do pensamento", suas preocupações eram centradas nas estruturas lógicas que compunham a matemática, buscando assim, sistematizá-la.