sexta-feira, 27 de março de 2009

A lógica: Aristóteles, Boole e Frege

A lógica é uma das áreas mais ricas do conhecimento humano. É Reservada a lógica um dos, se não o maior dos pontos altos do raciocínio.

Dentre os grandes pensadores que se debruçaram sobre tal tema, poderia-se destacar Aristóteles, Boole e Frege.
Aristóteles é um dos maiores filósofos da Grécia antiga. Ele nasceu em 384 a.C. e faleceu em 322 a.C.
Era filho de médico e despertou grande interesse por fenômenos desta natureza, mas, seu ápice, pode ser registrado antes como de filósofo. Foi aluno de Platão na academia deste. Seus trabalhos vão desde política, ciências naturais, sobre a filosofia, e também sobre a lógica.
A lógica de Aristóteles é de base dedutiva, ou seja ele parte de aspectos mais gerais (universal) para chegar ao particular. Tal lógica pode ser encontrada na obra Organon. as máximas de Aristóteles se baseiam no silogismo, que colocas uma série de premissas para a partir destas chegar a uma conclusão. Um exemplo disto é:
OS ANIMAIS MORREM
OS HOMENS SÃO ANIMAIS
ENTÃO OS HOMENS MORREM


George Boole foi um matemático, que desenvolveu uma lógica que revolucionou a própria álgebra.
Nasceu em 2 de Novembro de 1814, na cidade de Lincoln, na Inglaterra.Era filho de um pequeno comerciante de sapatos. Teve algumas dificuldades porque teve de trabalhar para sustentar depois até os próprios pais. Na falta de recursos, entrou no seminário mas não tornou-se padre, chegou entretando a aprender várias línguas. Depois, teve de ensinar matemática e a partir daí, sua relação com esta durou durante toda sua vida.
Boole não sobreviveu para ver a grande valorização de sua teoria, morreu em 8 de Dezembro de 1864.
Na
matemática e na ciência da computação, as álgebras booleanas (também conhecida como Álgebra de Boole) são estruturas algébricas que "capturam a essência" das operações lógicas E, OU e NÃO, bem como das operações da teoria de conjuntos soma, produto e complemento. Ela também é o fundamento da matemática computacional, baseada em números binários (Fonte: wikipédia).

Um último expoente dá lógica que pode ser citado é Golttlob Frege (1848-1925). Frege é alemão, e estudou na universidade de Jena onde foi também professor de matemática.
Diferente de Aristóteles e Boole que se preocupavam mais com a "lógica do pensamento", suas preocupações eram centradas nas estruturas lógicas que compunham a matemática, buscando assim, sistematizá-la.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Espectativas de uma opção de curso

Escolhi fazer o curso de computação, após uma longa reflexão. No começo tive vontade de fazer física, mas, ao assistir a um documentário sobre computação, pus a mão na consciência, e pensei se não seria aquilo que eu me interessava. Após exaustivos prós e contras, me decidi pela computação, e não me arrependi.

Com relação ao curso, por já ter certa experiência acadêmica, não o pus num pedestal, e ponderei sobre suas reais qualidades. É um curso relativamente novo, se comparado a cursos como física e química, por exemplo, mas já tem certa qualidade, apesar das dificuldades por ele enfrentadas. Os professores se mostram bastante interessados com o desenvolvimento do aluno, mesmo ante ao grande número de desistência que ocorre.

Não obstante, farei de tudo para conclui-lo de forma plena, para que possa me realizar como um bom profissional da computação.

A UFS

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) é o órgão público de ensino superior do estado. Nela estão locadas todas as áreas do conhecimento humano, seja da natureza que o cerca, sobre ele mesmo ou sobre as suas criações.
A computação se encaixa dentro de uma das áreas de conhecimento humano contidos na UFS. Esse ramo do saber é representado na UFS pelo Departamento de Computação (DCOMP), que oferece três cursos: Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e Ciência da Computação, o mais antigo dos três.
A UFS tem uma organização sólida e que obedece a uma série de divisões setoriais e hierárquicas. Tal ordem tem início no Reitor, que é o chefe maior na universidade, representando-a tanto dentro como fora desta. Ele é acompanhado pelo vice-reitor, que tem suas próprias atribuições.
Abaixo do Reitor e seu vice, estão alguns órgãos de administração da universidade, As Pro-reitorias, como a de graduação e a de extensão.
Alguns órgãos são bastante importantes para a manutenção da universidade, e estão bem mais próximos do aluno, como o Departamento de Administração Acadêmica (DAA), que cuida da vida acadêmica do aluno (créditos, histórico, recursos, dentre outros recursos disponíveis ao aluno pela UFS), e o CCV, que organiza o vestibular, que é uma das formas de admissão do aluno à universidade.
Há também na Universidade, os centros, onde ficam localizados os Departamentos, que são os órgãos responsáveis pelos cursos oferecidos pela UFS, cada um destes com seus próprios chefes. São quatro os centros da UFS: de Educação e ciências Humanas (CECH), ciências Sociais Aplicadas (CCSA), ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), e o de Exatas e Tecnológicas (CCET). É neste último onde fica o DCOMP.
E por último pode-se citar os órgãos de representação política dos alunos, o Diretório Central dos Estudantes (DCE), os Centros acadêmicos, e os Diretórios acadêmicos livres (DAL). Dentre estes, o Centro acadêmico livre de computação, que abarca os três cursos oferecidos pelo DCOMP.