quarta-feira, 18 de março de 2009

A UFS

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) é o órgão público de ensino superior do estado. Nela estão locadas todas as áreas do conhecimento humano, seja da natureza que o cerca, sobre ele mesmo ou sobre as suas criações.
A computação se encaixa dentro de uma das áreas de conhecimento humano contidos na UFS. Esse ramo do saber é representado na UFS pelo Departamento de Computação (DCOMP), que oferece três cursos: Sistemas de Informação, Engenharia da Computação e Ciência da Computação, o mais antigo dos três.
A UFS tem uma organização sólida e que obedece a uma série de divisões setoriais e hierárquicas. Tal ordem tem início no Reitor, que é o chefe maior na universidade, representando-a tanto dentro como fora desta. Ele é acompanhado pelo vice-reitor, que tem suas próprias atribuições.
Abaixo do Reitor e seu vice, estão alguns órgãos de administração da universidade, As Pro-reitorias, como a de graduação e a de extensão.
Alguns órgãos são bastante importantes para a manutenção da universidade, e estão bem mais próximos do aluno, como o Departamento de Administração Acadêmica (DAA), que cuida da vida acadêmica do aluno (créditos, histórico, recursos, dentre outros recursos disponíveis ao aluno pela UFS), e o CCV, que organiza o vestibular, que é uma das formas de admissão do aluno à universidade.
Há também na Universidade, os centros, onde ficam localizados os Departamentos, que são os órgãos responsáveis pelos cursos oferecidos pela UFS, cada um destes com seus próprios chefes. São quatro os centros da UFS: de Educação e ciências Humanas (CECH), ciências Sociais Aplicadas (CCSA), ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), e o de Exatas e Tecnológicas (CCET). É neste último onde fica o DCOMP.
E por último pode-se citar os órgãos de representação política dos alunos, o Diretório Central dos Estudantes (DCE), os Centros acadêmicos, e os Diretórios acadêmicos livres (DAL). Dentre estes, o Centro acadêmico livre de computação, que abarca os três cursos oferecidos pelo DCOMP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário